Este livro reúne trinta e uma canções compostas a partir de meus poemas, cada uma com sua história particular d´Afurada e sua gente.
O projeto, iniciado em meados de 2017, nasceu da minha longa amizade com José Carlos, que com sua esposa, Maria José, forma o “Duo Broa de Mel”. A partir dos meus versos, eles criaram, com maestria, a canção “Doce e Bela Afurada”, já considerada um “hino da freguesia”. A canção, que celebra com alegria e emoção o passado, presente e futuro de Afurada, homenageando seus antepassados com versos, como: “Ó Doce e Bela Afurada / Herança dos nossos avós / Heróis em terra do nada / Olhem com a cantamos nós”, teve grande impacto, “emocionando os afuradenses” e sendo aclamada como uma verdadeira “declaração de amor à freguesia”.
Foi devido à canção que afuradense Mina Rodrigues, radicada em França, lançou a rádio online “Doce e Bela Afurada”.
O “Duo Broa de Mel”, com seu vasto repertório e interpretações excecionais, tem levado a magia d´Afurada por Portugal e pelo estrangeiro, encantando plateias que vibram ao som da “Doce e Bela Afurada”.
Hoje, aqui, na Casa da Cultura de Afurada, cantarão ao vivo, pela primeira vez: “Um Canto de Afurada” e “Saudades de Afurada em Criança”, de cujos poemas sou autor e foram musicadas também pelo José Carlos e Maria José.
Seu incentivo me inspirou a escrever ainda mais sobre Afurada e sua gente, culminando na publicação deste livro, a que me estimularam.
Também tiveram papel preponderante na minha obra os artistas, músicos e orquestradores a seguir mencionados:
Artistas: Ana Martinho, “Cris Minda”, Carla Maria, Diana Rodrigues, Diogo Cabral, Filomeno Silva, José Lopes, José Ricardo, Inês Louro, Manuel Mota, Miguel Bandeirinha, “Rosita” e Teófilo Granja.
Músicos: Abílio Ramo, José Ricardo e Teófilo Granja.
Orquestradores: António Queirós, Manuel Eduardo Teixeira, Teófilo Granja e José Ricardo.
As fotografias d´Afurada antiga, para contrastar com a realidade atual da “Doce e Bela Afurada”, são da autoria de João Tenente de Seixas.
As canções e poemas estão devidamente registadas e disponíveis em plataformas digitais.
O livro facilita o acesso às canções por meio de códigos QR e links do YouTube, indicados em cada poema.
Boa leitura e boa audição!