manel, o menino que grita alto

Manel, o menino que grita alto

Marlene Carvalho nasceu em Lamego, Portugal, em 1988, embora atualmente resida em Chaves. Fã de thrillers e romances, sempre gostou de escrever, tendo até, em criança, escrito para o “Cantinho do Nicolau” no jornal Comércio do Porto.

Para a autora, ler é ser transportada para outras dimensões, outros mundos. Licenciada em enfermagem, em 2010, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, foi em 2016 que conheceu o mundo da pediatria, pelo qual se apaixonou instantaneamente.

Foi neste mundo que encontrou inúmeros desafios no cuidar da criança. Apesar dos anos de exercício profissional na área pediátrica, ainda hoje a autora sente dificuldades no cuidar holístico de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo.

Sendo a autora mãe de uma menina na idade escolar, constatou que, de um modo geral, as crianças, não entendendo a diferença no outro, tendem a excluir tudo o que sai dos seus padrões de normalidade. E, por isso, a autora surge com esta narrativa: o seu primeiro livro infantil. Um contributo para que as crianças aprendam a lidar e a respeitar as diferenças. Com ela, a autora pretende dar ênfase à inclusão e aceitação dos comportamentos e atitudes de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo.

Educar as crianças para o respeito pela diferença é essencial quer no seio familiar, quer na comunidade escolar ou sociedade em geral.

Mais informações

Dê asas às nossas publicações